As organizações signatárias do Observatório de Governança das Águas têm como função coordenar os processos administrativos e financeiros. Elas aportam estrutura e horas de trabalho de sua equipe (voluntárias ou não) para gerenciar os contratos de serviço com o Núcleo Executivo e os contratos com financiadores.
Formado por 5 a 10 organizações com atuação direta e representativa nas agendas de recursos hídricos, tem objetivos estratégicos alinhados aos do Observatório das Águas, com potencial para captação de recursos financeiros para subsidiar o Observatório. São organizações com abrangência de atuação nacional, mas com capacidade de olhar regionalizado. Este Comitê é eleito em Assembleia Geral por votação pelas instituições que fazem parte do Conselho Deliberativo. Para essa estrutura é sugerida uma agenda de reuniões presenciais ou remotas com frequência, no mínimo, mensal.
Responsável por operacionalizar a agenda estratégica do Observatório das Águas e as orientações do Comitê Gestor ou demais instâncias deliberativas. Tem importante papel nos posicionamentos do Observatório frente à sociedade, no desenvolvimento de produtos técnicos e no fomento da discussão e articulação dos atores internos e externos.
Composta por uma pessoa secretária executiva que atua internamente como facilitadora da rede (executando as agendas definidas em Assembleias, grupos temáticos ou Comitê de Coordenação) e atua externamente como porta-voz da rede (fazendo a interlocução à luz do posicionamento do Observatório das Águas e auxilia na captação de recursos).
Composta por uma pessoa coordenadora e uma assistente (opcional) com a função de definir a estratégia de comunicação do OGA com toda a rede. Dá suporte a estratégia de incidência política/advocacy e atua na redação, construindo artigos para os lançamentos de produtos/relatórios. Essa estrutura pode contar ainda com uma assessoria de imprensa terceirizada para momentos de alta demanda.
Composta por uma pessoa gestora técnica com alto conhecimento em indicadores e sistematização de dados do Sistema Hídrico. Coordena a produção de análises e relatórios de tendências, identifica desafios, traz recomendações à rede, auxilia na definição de metodologias e indicadores de levantamento de dados; ajuda a identificar organizações que possam colaborar com o OGA e ajuda a definir estratégias de produtos de médio e longo prazo
O Observatório das Águas também conta com Núcleos Estaduais, devido à necessidade de atuação em microrregiões pelo Brasil, garantindo um olhar local das iniciativas da rede. Essas estruturas podem ser criadas aproveitando as organizações signatárias instaladas nessas localidades.