Governança

A governança do Observatório e sua estrutura operacional foram construídas de forma colaborativa, contemplando a visão da maioria das organizações signatárias, que incluem pesquisadores e instituições que atuam diretamente no tema de recursos hídricos. 

As instituições signatárias são constituídas por:

Clique no
card para
mais informações

Conselho
deliberativo

Conselho deliberativo

tem a função de observar e monitorar o Sistema, colaborando para o progresso do Observatório e suas atividades, incluindo as deliberações cotidianas e anuais (Assembleia Geral). É composto por organizações da sociedade civil reconhecidas e organizações privadas.  

Organização Administrativa

As organizações signatárias do Observatório de Governança das Águas têm como função coordenar os processos administrativos e financeiros. Elas aportam estrutura e horas de trabalho de sua equipe (voluntárias ou não) para gerenciar os contratos de serviço com o Núcleo Executivo e os contratos com financiadores.   

Comitê Gestor

Formado por 5 a 10 organizações com atuação direta e representativa nas agendas de recursos hídricos, tem objetivos estratégicos alinhados aos do Observatório das Águas, com potencial para captação de recursos financeiros para subsidiar o Observatório. São organizações com abrangência de atuação nacional, mas com capacidade de olhar regionalizado. Este Comitê é eleito em Assembleia Geral por votação pelas instituições que fazem parte do Conselho Deliberativo. Para essa estrutura é sugerida uma agenda de reuniões presenciais ou remotas com frequência, no mínimo, mensal.

  • Identificar os desafios da rede e formatar propostas;

  • Auxiliar no fortalecimento da governança do Observatório;

  • Assegurar que as agendas estratégicas acordadas evoluam (com auxílio do secretário executivo);

  • Apresentar posicionamentos para temas em que não exista tempo hábil para consultar todos os membros.

Fazem parte do Comitê Gestor

Núcleo Executivo

Responsável por operacionalizar a agenda estratégica do Observatório das Águas e as orientações do Comitê Gestor ou demais instâncias deliberativas. Tem importante papel nos posicionamentos do Observatório frente à sociedade, no desenvolvimento de produtos técnicos e no fomento da discussão e articulação dos atores internos e externos.

Clique nos cards para mais informações

Secretaria
Executiva

Composta por uma pessoa secretária executiva que atua internamente como facilitadora da rede (executando as agendas definidas em Assembleias, grupos temáticos ou Comitê de Coordenação) e atua externamente como porta-voz da rede (fazendo a interlocução à luz do posicionamento do Observatório das Águas e auxilia na captação de recursos). 

 

Comunicação

Composta por uma pessoa coordenadora e uma assistente (opcional) com a função de definir a estratégia de comunicação do OGA com toda a rede. Dá suporte a estratégia de incidência política/advocacy e atua na redação, construindo artigos para os lançamentos de produtos/relatórios. Essa estrutura pode contar ainda com uma assessoria de imprensa terceirizada para momentos de alta demanda. 

 

Gestão
Técnica

Composta por uma pessoa gestora técnica com alto conhecimento em indicadores e sistematização de dados do Sistema Hídrico. Coordena a produção de análises e relatórios de tendências, identifica desafios, traz recomendações à rede, auxilia na definição de metodologias e indicadores de levantamento de dados; ajuda a identificar organizações que possam colaborar com o OGA e ajuda a definir estratégias de produtos de médio e longo prazo

 

O Observatório das Águas também conta com Núcleos Estaduais, devido à necessidade de atuação em microrregiões pelo Brasil, garantindo um olhar local das iniciativas da rede. Essas estruturas podem ser criadas aproveitando as organizações signatárias instaladas nessas localidades. 

logo versao 3 oga branco

Fale Conosco

nucleoexecutivo@observatoriodasaguas.org

oga.nucleoexecutivo@gmail.com

(12) 99224-2142

Assine nossa newsletter

© 2024 Criado por Agir Ambiental