O que é a gestão
de recursos hídricos?

A água é um recurso valioso, estratégico e político. Ela está diretamente relacionada à sobrevivência na Terra, e, apesar de ser um recurso renovável, não é infinito.  Por isso, para que as atividades humanas dependentes de água continuem acontecendo em equilíbrio com a disponibilidade deste bem nos ecossistemas, é necessário um trabalho de gerenciamento.

A gestão dos recursos hídricos é a atividade que envolve o planejamento, a distribuição e a administração do uso da água doce, visando seu controle e conservação. É feita com base na legislação do país para que haja água em quantidade e qualidade suficientes para todos.

No Brasil, esta gestão se dá por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH).

Ter acesso à água limpa e potável é um direito fundamental. É essencial fazer uma gestão da demanda e do suprimento deste recurso, para que as gerações atuais tenham suas necessidades atendidas, sem comprometer o acesso das gerações futuras.

Panorama brasileiro

Quanto temos?

com cerca de

0 %

da cobertura de água doce do planeta,

somos o país com maior quantidade de água doce superficial do mundo.

 

No entanto, a disponibilidade e a necessidade no território brasileiro não têm uma relação simétrica. Por exemplo:
enquanto cerca de
0 %

da água doce está na Região Amazônica (onde vive cerca de 10% dos brasileiros)

 

os outros 20% são destinados para mais de 90% da população do país.  

 

Os cenários são contrastantes: na região de maior concentração de água, a densidade demográfica é baixa. E, em alguns lugares, chove menos do que em outros, o que afeta a produção de alimentos e outros usos cotidianos. 

Ou seja, tanto a escassez quanto a abundância de água precisam ser geridas. A qualidade dela também é um fator. 

 

Como é feita
a gestão das águas?

No Brasil, as bacias hidrográficas são como pontos de partida, são as unidades de referência e gerenciamento dos recursos hídricos em determinada região.

As bacias, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas compõem uma Região Hidrográfica. Ao todo, são 12 regiões brasileiras.

 

Esse critério de divisão das regiões existe para orientar o planejamento, gerenciamento e proteção dos recursos hídricos em todo o país.
Prancheta 1
0 órgãos
gestores estaduais nos estados brasileiros e no Distrito Federal
Prancheta 1
0 comitês
gestores estaduais nos estados brasileiros e no Distrito Federal
Prancheta 1
mais de 0
planos de Recursos Hídricos já foram aprovados nos estados e regiões
Na gestão das bacias hidrográficas, não é somente a água que é levada em conta. Os aspectos biogeográficos, físicos e socioeconômicos da região são incorporados para que, assim, os recursos hídricos sejam aproveitados de forma adequada!

Notícias

Situações de
atenção ao tema

Desafios da
gestão das águas

Superfície de água em hectares no Brasil 
graph-03-oga
Em 30 anos, houve uma perda de
0 milhões
de hectares
=
redução de
0 %
na superfície de água do país
(Fonte: MapBiomas)
Poluição dos rios
Mais de 80% dos rios brasileiros estão poluídos devido ao despejo inadequado de resíduos industriais, agrícolas e domésticos. (Ministério do Meio Ambiente)
Falta de acesso
35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada. (Trata Brasil)
Ineficiência no tratamento de esgoto
Apenas cerca de 46% do esgoto gerado no Brasil passa por algum tipo de tratamento antes de ser despejado nos corpos d’água. (SNIS)
Escassez de água na zona rural do Nordeste
40% da população da zona rural do Nordeste enfrenta situações relacionadas a falta do abastecimento de água, tendo por alternativa a água subterrânea, muitas vezes imprópria para consumo (ActionAid)
Perdas de água tratada
0 %

da água tratada no Brasil é perdida devido:

Vazamentos

Ligações clandestinas

outros tipos de desperdício

Porcentagem de água
tratada perdida corresponde a
0

piscinas olímpicas:

Cada retângulo dessa imagem correponde à uma piscina olímpica.
0
é a quantidade de litros de água que cada piscina olímpica comporta
São mais de 14 bilhões de litros de água tratada perdidos. Essa quantia poderia atender as 13 milhões de pessoas que moram nas favelas.
(Fonte: Trata Brasil)
Crise do Sistema Cantareira
Estresses hídricos como o do Sistema Cantareira em 2014, no estado de São Paulo, levaram à crise no abastecimento de água de quase 9 milhões de pessoas. Uma estiagem prolongada abaixou criticamente os níveis do sistema, alinhada a dificuldades de gestão que deveria se planejar para situações como essa.
Crise hídrica na Amazônia
A região enfrentou a seca mais severa em 100 anos, afetando a vazão dos principais rios. O transporte, a pesca e o acesso à água potável foram afetados, aumentando em número e intensidade os incêndios florestais, além da ameaça a biodiversidade.

Legislação

Com todo o contexto apresentado até então, é compreensível que as águas precisem de uma gestão eficaz, com fiscalização e que integre diversas frentes da sociedade. Para que isso aconteça adequadamente, é que surge a necessidade de regulamentação que advém de leis que ajudarão no cumprimento, monitoramento e melhoria da gestão dos recursos hídricos.

Código
das Águas

A lei pioneira a abordar a gestão das águas como uma prioridade foi o Código das Águas, publicado em forma de Decreto nº 10.643, em 10 de julho de 1934.

Ela previa a cobrança pelo uso da água e penalização criminal para descumpridores que causassem perdas, poluição ou danos aos recursos hídricos. Ganhou destaque no contexto da crescente demanda por energia hidrelétrica no Brasil no início do século XX, estabelecendo mecanismos para a outorga de concessões para o uso da água para geração de energia.

Apesar de um marco na história da gestão de recursos hídricos no Brasil, o Código das Águas não abrangia gestão das águas subterrâneas e aquíferos, priorizava um enfoque excessivo no uso da água para a geração de energia hidrelétrica e não definia instrumentos de gestão.

Com isso, novas leis sobre a gestão das águas foram criadas, a fim de estabelecer um marco legal mais moderno e abrangente, utilizando o Código das Águas como inspiração.

Lei das Águas

A lei nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997, também conhecida como Lei das Águas, é atualmente a principal legislação que rege a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Representa um arcabouço legal que contempla a gestão das águas de modo descentralizado, prevendo a participação dos estados, municípios e da sociedade civil.
Entre os diversos pontos em que a Lei das Águas atua,podemos citar:

A Política Nacional dos Recursos Hídricos:

que institui instrumentos de gestão a nível federal, prevê a elaboração de planos de recursos hídricos para as bacias hidrográficas, estabelece a cobrança pelo uso da água em domínio da União e promove seu uso racional.

Criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH),

sistema de gestão da água no Brasil composto por diversos órgãos e entidades, como a Agência Nacional de Águas (ANA), os comitês de bacias hidrográficas e os conselhos de recursos hídricos.
Criação de Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs),
que são órgãos colegiados, de caráter deliberativo, compostos por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários de água. Os CBHs gerenciam os recursos hídricos da bacia de forma descentralizada e participativa.
Participação social,
com organizações não governamentais (ONGs) que trabalham com temas relacionados à água, movimentos sociais, associações de usuários da água (como agricultores, indústria, pesca e comunidades ribeirinhas), entidades de ensino e pesquisa e todos os cidadãos comuns que se interessam pela gestão da água e desejam participar do processo.

Agência Nacional de
Águas e Saneamento Básico

(ANA)

No Brasil, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é a responsável por promover a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos a nível federal, sendo a principal responsável por implementar as ações previstas na Lei das Águas (Lei nº 9.433/1997).

Ela foi criada a partir da Lei nº 9.984 de 17 de julho de 2000 e desde então vem atuando como um órgão colegiado em importantes políticas públicas em prol do acesso regular da água e do seu uso sustentável.

A ANA atua principalmente com:

Outras leis importantes

que interferem ou estão diretamente relacionadas
a gestão das águas no Brasil
Lei da Política Nacional de Saneamento Básico
(Lei nº 11.445/2007)
Estabelece a Política Nacional de Saneamento Básico (PNSB) e define os objetivos e instrumentos para a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto no Brasil
Lei dos Crimes Ambientais
(Lei nº 9.605/1998)
Define como crimes ambientais as ações que causam poluição ou degradação dos recursos hídricos. Atua não apenas na punição, mas também na prevenção e reparação dos danos.
Lei da Política Nacional de Mudança do Clima
(Lei nº 12.187/2009)
Sendo a principal legislação que rege as ações do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas, esta lei compreende que elas também afetam a água. Assim, é necessário adaptar a gestão da água para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, como a escassez, as inundações e a seca.

O Observatório das Águas mobiliza agentes relacionados à gestão dos recursos hídricos no Brasil, visando uma maior segurança hídrica no país.

 

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fontes

Poder público

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros, atua como instância central do SINGREH e secretaria executiva do PNRH.
Site: www.gov.br/ana/pt-br
Telefone: (61) 2109-5662
E-mail: ouvidoria@ana.gov.br

Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO)

Programa desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) que visa fortalecer a gestão dos recursos hídricos no Brasil, oferecendo capacitação e suporte técnico aos gestores e profissionais envolvidos na área.
Site: progestao.ana.gov.br
Telefone: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252

Atlas Águas

Plataforma online elaborada pela ANA que disponibiliza dados georreferenciados e informações sobre a disponibilidade hídrica no Brasil, contribuindo para o monitoramento e planejamento sustentável dos recursos hídricos no país.
Site: atlas.ana.gov.br
Telefone: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252

Monitor de Secas

Ferramenta da ANA que acompanha e avalia as condições de seca em todo o território brasileiro, fornecendo informações atualizadas e mapas para apoiar a gestão e tomada de decisões relacionadas aos recursos hídricos.
Site: monitordesecas.ana.gov.br/mapa

Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Órgão do governo federal brasileiro responsável por formular, coordenar e implementar a Política Nacional do Meio Ambiente, visando a proteção ambiental, a preservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Site: www.gov.br/mma/pt-br
Telefone: (61) 2028-1289/1422 (Gabinete)
E-mail: sic@mma.gov.br

Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH)

Órgão colegiado, com função consultiva e deliberativa, que atua na formulação da Política Nacional de Recursos Hídricos e na gestão dos recursos hídricos em todo o território nacional.
Site: www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/cnrh
Telefone: (61) 2108-1819/1624
E-mail: cnrh@mdr.gov.br

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Órgão do governo federal responsável por formular e implementar políticas públicas para o desenvolvimento regional integrado, incluindo a gestão dos recursos hídricos, com foco na segurança hídrica, revitalização de bacias hidrográficas e projetos de integração
Site: www.gov.br/mdr/pt-br
Telefone: (61) 2034-4444
E-mail: ouvidoria@mdr.gov.br

Conjuntura dos Recursos Hídricos

Relatório periódico e sistemático produzido pela ANA, que analisa e apresenta a situação dos recursos hídricos no Brasil, incluindo aspectos como disponibilidade, demanda, qualidade da água e eventos climáticos, auxiliando na compreensão e gestão dos recursos hídricos no país.
Site: https://www.snirh.gov.br/portal/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos
Telefone: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252

Sociedade Civil e Organizações internacionais

Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB)

Rede que articula e mobiliza a sociedade para a gestão eficaz e sustentável dos recursos hídricos no Brasil.
Site: rebob.org.br/
Telefone: (18) 3642 3655
E-mail: rebob@rebob.org.br

The Nature Conservancy Brasil

Organização global sem fins lucrativos que atua na proteção da natureza e na promoção do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Site: www.tnc.org.br
Telefone: (11) 2844-4209
E-mail: brasil@tnc.org

International Rivers

Organização sem fins lucrativos que atua na proteção dos rios e comunidades ribeirinhas em todo o mundo, defendendo a gestão sustentável dos recursos hídricos e combatendo a construção de grandes barragens.
Site: https://www.internationalrivers.org/
Telefone: (510) 848-1155
E-mail: contact@internationalrivers.org

Fundación Avina

Organização filantrópica global que promove mudanças sistêmicas para o desenvolvimento sustentável, com foco em três áreas: equidade social, democracia e meio ambiente.
Site: avina.net/pt/home-por/
Telefone: (31) 3222-8806
E-mail: info.web@avina.org

Trata Brasil

Instituto sem fins lucrativos que atua na mobilização da sociedade para garantir o acesso universal ao saneamento básico no Brasil.
Site: tratabrasil.org.br/
Telefone: (11) 3021-3143 / (11) 99490-0173
E-mail: tratabrasil@tratabrasil.org.br

Instituto Democracia e Sustentabilidade

Instituto brasileiro que atua na promoção da democracia e da sustentabilidade, com foco em soluções inovadoras e políticas públicas para os desafios socioambientais do país.
Site: www.idsbrasil.org/
Telefone: (11) 3071-0434
E-mail: ids@idsbrasil.org

SOS Mata Atlântica

Organização não governamental que atua na defesa da Mata Atlântica brasileira, promovendo sua conservação e recuperação, e buscando o desenvolvimento sustentável da região.
Site: https://www.sosma.org.br/
Telefone: (11) 3262-4088
E-mail: info@sosma.org.br

Observatório do Clima

Rede de organizações da sociedade civil brasileira que atua na defesa do clima e na promoção de políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas no Brasil.
Site: oc.eco.br
Telefone: (11) 98108-7272

WWF Brasil

Organização não governamental que atua na conservação da natureza brasileira, buscando harmonizar a atividade humana com a preservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais.
Site: www.wwf.org.br
Telefone: (11) 99199-8468
E-mail: comunicacao@wwf.org.br

Nosso Vale, Nossa Vida

Organização não-governamental dedicada à preservação e conservação dos recursos hídricos no Vale do Paraíba, através de educação ambiental e monitoramento de rios para garantir a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades locais.
Site: instagram.com/ong_nvnv/

Agir Ambiental

Organização não governamental que atua na recarga hídrica, buscando solucionar o problema da conservação e da segurança hídrica através da implementação de tecnologias sociais de forma colaborativa e integrada, garantindo também segurança alimentar, geração de renda e empoderamento feminino.
Site: www.agirambiental.org.br
Telefone: (19) 98151-0320
E-mail: contato@agirambiental.org.br

Referências

AGÊNCIA GOV. Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil atualiza informações sobre águas do País. 2024. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/relatorio-conjuntura-dos-recursos-hidricos-no-brasil-atualiza-informacoes-sobre-aguas-do-pais

AKATU. Água. Série Primeiros Passos. 2021. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/agua

BRASIL. Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA). Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br

BRASIL. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. SINGREH. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/cnrh/cnrh/sistema-nacional-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos

DA SILVA NETTO, Joviniano Pereira. Panorama da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 11, n. 2, p. 241-258, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e22022241-258

GOMES, Jésus de Lisboa; BARBIERI, José Carlos. Gerenciamento de recursos hídricos no Brasil e no Estado de São Paulo: um novo modelo de política pública. Cadernos EBAPE. BR, v. 2, p. 01-21, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-39512004000300002

JADE, Líria. Onde está a água no Brasil?. EBC. 2018. Disponível: https://www.ebc.com.br/especiais-agua/agua-no-brasil/

MAPBIOMAS. Brasil ganha 1,7 milhão de hectares de água em 2022, mas continua secando. 2023. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/2023/02/15/brasil-ganha-17-milhao-de-hectares-de-agua-em-2022-mas-continua-secando/

MILLS. Gestão de recursos hídricos: o que é e como aplicar na sua empresa. 2022. Disponível em: https://blog.mills.com.br/gestao-de-recursos-hidricos-o-que-e-e-como-aplicar-na-sua-empresa/
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