Quem somos

O Observatório da Governança das Águas é uma rede que atua para garantir a segurança hídrica através da articulação, mobilização e integração de atores relacionados à governança e à gestão das águas no Brasil.  Fundado em julho de 2014, após uma série de oficinas para discutir a promulgação da Lei Federal Nº 9433/97 – que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) -, o Observatório surge para ser um instrumento que fortalece e aprimora as políticas e os sistemas de recursos hídricos do País. Ao longo de quase 10 anos, o Observatório das Águas desenvolveu um protocolo de monitoramento da gestão hídrica para sistematizar e difundir informações das práticas de governança das águas.   Acompanhe na linha do tempo abaixo toda a trajetória do Observatório. 
2020
2019
2017
2016
2015
2015
2014
2013
2013
2012
2005
1997

MISSÃO

Ser uma rede de articulação, mobilização e integração dos atores relacionados à governança e à gestão das águas no Brasil, para fortalecer e aprimorar as políticas e os sistemas de recursos hídricos no país. Visamos garantir a segurança hídrica como um pilar tanto para o desenvolvimento sustentável quanto para o direito fundamental ao acesso à água, de forma integrada com as políticas públicas interrelacionadas.

Incidência nas
políticas públicas

O Observatório se tornou uma referência no debate sobre políticas públicas relacionadas à gestão hídrica, sendo cada vez mais demandado por parceiros e pela rede a se posicionar e a ter uma atuação nesse sentido. Os posicionamentos do OGA no início da pandemia de Covid-19 e no debate público sobre a proposta do governo federal para criar um Novo Marco Hídrico tiveram relevância e repercussão. Essa atuação se dá de forma alinhada à missão do OGA e às diretrizes e metas apontados no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável No. 6.

Articulação
da rede

As instituições e pessoas que compõem o Observatório de Governança das Águas representam nosso principal ativo, de modo que a articulação e mobilização da rede, para troca de informações, processos de formação e outros afins representam uma contribuição relevante

Monitoramento da Governança

Desde sua criação, o Observatório surge com um propósito inicial de monitorar a governança da política de recursos hídricos no Brasil. O Protocolo da Governança dos Recursos Hídricos é uma ferramenta para essa avaliação e monitoramento, desenvolvida pelo Observatório, e já conta com a adesão de 20 Comitês de Bacias Hidrográficas e o órgão gestor do Ceará, a COGERH

logo versao 3 oga branco

Fale Conosco

nucleoexecutivo@observatoriodasaguas.org

oga.nucleoexecutivo@gmail.com

(12) 99224-2142

Assine nossa newsletter

© 2024 Criado por Agir Ambiental