No dia 16 de maio no VI ECOB 2018 em Maricá uma importante e justa homenagem a 12 mulheres especiais que contribuíram e a maioria ainda contribuem efetivamente para o […]
No dia 16 de maio no VI ECOB 2018 em Maricá uma importante e justa homenagem a 12 mulheres especiais que contribuíram e a maioria ainda contribuem efetivamente para o […]
No dia 16 de maio no VI ECOB 2018 em Maricá uma importante e justa homenagem a 12 mulheres especiais que contribuíram e a maioria ainda contribuem efetivamente para o sucesso da PNRH, “guerreiras incansáveis deram a vida ao Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro” prêmio idealizado por João Siqueira coordenador do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias – FFCBH até esta data e Isidro de Paes Leme coordenador adjunto. São elas: Fatima Casarin da ONG NVNV, CBH Guandu e Comitê Gestor OGA Brasil, mais Marilene Ramos FGV e ex diretora do BNDES, Moema Versiani do INEA, Eloisa Torres do IBG, Rosa Formiga da UERJ, Aparecida Vargas do Setor de Energia, Eliane Barbosa da SEA, Leila Heizer do CLIP/CBHBG, bem como Ninon Machado e Dora Negreiros em memória. Vera Lucia Teixeira ONG NVNV, CBH MP e membro do OGA Brasil e Lívia Soalheiro da SEA pelo trabalho atual de apoio aos CBHs.
A atividade foi um reconhecimento do trabalho relevante e fundamental das mulheres na implementação e estruturação do SEGRH – Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos no estado do Rio de Janeiro que permite hoje seu passo a frente em relação aos demais estados.
Casa cheia, com representação da juventude ativa na gestão das águas foi eleito o novo coordenador do – FFCBH José Arimatheia Oliveira, Presidente do CBH Médio Paraíba do Sul e João Siqueira Presidente do CBH Baixo Paraíba do Sul como coordenador adjunto. Ressaltamos os bons debates sobre sustentabilidade financeira dos comitês de bacia e o enfrentamento da crise do arresto dos recursos do FUNDRHI pelo estado com participação do assessor do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), promotor de justiça Jose Alexandre Maximino Mota, parceiro incansável dos comitês de bacia e também sobre segurança hídrica, com destaque para a palestra do Prof. Paulo Canedo da UFRJ, Luis Firmino da Câmara Metropolitana. O ECOB reforça a luta permanente pelo fortalecimento da gestão participativa das águas para que possamos ter água em quantidade e qualidade para todos.
O próximo Encontro de Comitês de Bacia, o ECOB 2019 acontecerá na RH Piabanha, Região Serrana do Rio de Janeiro.
Fonte da matéria: Fátima Casarin
Todas as fotos da matéria são de autoria de Paulo de Tarso.